Sugestao

Na hora de comprar peixes frescos, é fundamental ficar atento à qualidade dos alimentos antes de levá-los para casa, e para garantir a qualidade do pescado, ele deve ser mantido sob refrigeração em uma espessa camada de gelo. Também é preciso cuidado ao comprar peixes congelados: se o produto tiver sinais de descongelamento, como pontas amolecidas, ou houver água no ambiente em que ele estiver estocado, é melhor não arriscar. O ideal é que ele seja conservado a – 18º (ou sob a temperatura indicada pelo fabricante) e mantenha a coloração característica.

Sugestões de Descongelamento e Conservação dos peixes e pescados:

• Descongelamento – O pescado deve ser descongelado na geladeira, para manter a qualidade e segurança dos produtos Marcomar. Os produtos a vácuo devem ser descongelados na própria embalagem. Isso garante mais sabor e umidade ao pescado. Caso tenha urgência em utilizá-lo, pode descongelar em baixo e água corrente com o produto ainda embalado a vácuo, pois o plástico irá proteger o produto e ajudará a manter a umidade natural. NUNCA deixe descongelar em temperatura ambiente, sem água corrente, este procedimento é demorado e perigoso.

• Conservação – Os produtos devem ser conservados de acordo com as instruções do rótulo, onde para peixe congelado deve ser de -18ºC. Os produtos crus devem ficar separados dos produtos cozidos. As caixas de papelão devem ser removidas antes de colocá-los na geladeira ou freezer, para evitar a contaminação dos demais produtos. Sempre que remover a caixa, as informações que estão nas etiquetas devem ser mantidas e os lotes identificados, para que o cozinheiro tenha como rastrear o produto, assim ele saberá de quem comprou, as datas de fabricação e validade. Os produtos porcionados da Marcomar são identificados em embalagens a vácuo com uma etiqueta com o símbolo da Marcomar, nome do produto, fabricação e validade, com o intuito de facilitar a operação do nosso cliente.